Desde que comecei a idéia de criar o Caixa de Som se tem um assunto que gostaria de falar com calma é sobre o New Soul.
Primeiro porque gosto muito de Soul, R&B, Blues e Jazz, ou seja, gosto pra caceta de música negra.
São tantos gênios que confesso uma certa dificuldade de falar sobre o assunto. É difícil escolher por quem começar, ainda mais já deixar de fora, logo de cara, algum monstro.
Pra complicar a vida, ao começar a ouvir um cara você já se lembra de outro, depois acaba indo pra mais um outro e vai se enrolando. O que é simplesmente fantástico! Nessas acabo passando horas e horas ouvindo música e nem percebo que passei umas 4 horas seguidas colado na caixa de som.
mas não é que esse esquema de ir de um pra outro acabou me ajudando! Decidi começar a falar de New Soul pelo que estou ouvindo nesse momento. Ou seja, pelas mais recentes descobertas.
Tá, mas por que New Soul? Porque "recentemente" começaram a sair vários artistas com arranjo, acompanhamento e visual Soul roots mesmo. Muitos deles deram uma modernizada na batida, ou fizeram versões com pegada soul de pop e rock consagrados. Obvio que a Amy Winehouse deu um gás bruto nisso tudo. Ainda bem!
Tanto é que janeiro rolou o Summer Soul Festival, com alguns desses caras....
Mas vamos colocar música pra tocar!
A última dessas descobertas é Aloe Blacc.
Ouve esse som:
Muito bom!
Agora ouve esse remix:
Top!!
Parenteses: Pra quem curte uma pegada mais Rap / Hip Hop, tem uma versão dessa música com Jay-Z e Fabulous que foi usada na abertura de uma daquelas séries da HBO muito istaile também.
Essa música, chamada I need a dollar, foi lançada em 2010, junto com o álbum Good Things. Esse é o segundo CD do cara, confesso que ainda nem esse ouvi direito. O primeiro chama-se Shine Through e é de 2006.
Ouça essa versão de Billie Jean:
Manda muito!
Pra fechar, pega essa música. Veja o clipe, o mulequinho é istaile de mais!
Bom, aguarde que vem muita coisa boa por aí...
Gostou? Deixe seu comentário...
Fala Concorras! Bem legal seu blog. Nesse tópico de New Soul, recomendo 2 caras:
ResponderExcluir- Ben l'Oncle Soul: ouve a versão que ele faz de Seven Nation Army e Soulman. A maioria das músicas dele é em francês (assim como ele), mas como ele o idioma não se torna uma barreira.
- Charles Bradley. A voz desse cara é uma das mais potentes que já ouvi. Recomendo a música The World (Is Going Up in Flames).
Abraços
Renan