Saudações caros ouvintes!
Após dar uma passeada pelo meu background e as minhas influencias musicais voltamos a falar de New Soul.
Nesse caso quase nem chega a ser "new" porque é o soul roots! É a reprodução do Soul e R&B dos 60's no século XXI. E diga-se de passagem que na mesma qualidade!
Estamos falando de Sharon Jones & Dap Kings.
Vamos ouvir:
Pegou? Istaile d+!
Você não sabe como eu fiquei a primeira vez que tocou na minha Caixa de Som! Me marcou! Lembro como se fosse hoje.
Nessas pesquisas descobri o porquê desse clima anos 60 e o motivo é simples, Sharon Jones grava seus álbuns a moda antiga, ou seja, não usa softwares, computadores, é tudo analógico, com os instrumentos todos juntos, ao vivo.
Ouça essa:
Claaasssic dude!
A história da cantora também é interessante. Nascida em 1956 começou cantando nos corais das igrejas americanas.
Abre parenteses - Tive a oportunidade de ir a uma igreja dessas nos EUA, pra melhorar a igreja era no Harlem, do lado do Apollo Theater! E meu amigo, você não acredita o que os caras cantam. Nesse dia, uma negra cantava sobre o vício dela em álcool e drogas, foi uma das paradas mais emocionantes que eu vi na vida. Tudo mundo saiu com a cara inchada e os olhos vermelhos de tanto chorar. Os caras cantam MUITO e a vibe é indescritível. Se você for aos EUA, vá a uma dessas igrejas e ouça Gospel ao vivo! É incrível! - Fecha parenteses.
voltando.... após começar como muitas cantoras, principalmente as black, Sharon Jones não conseguiu gravar seu primeiro álbum. Desiludida acabou desistindo da carreira artística e foi ser carcereira no presidio de Ryker's Island, em NY, e depois ainda trabalhou como segurança de carro forte. Louco né?
Vamos ouvir mais uma:
Em 1966, a banda Dap-Kings, então chamada de Soul Providers, se preparava para gravar seu primeiro álbum e Sharon mulher de um dos saxofonistas foi chamada para fazer o backing vocal.
Desde então Sharon Jones & Dap-Kings gravaram 4 álbuns. São eles:
![]() |
2002 |
![]() |
2005 |
![]() |
2010 |
A história fica ainda mais interessante quando Amy Winehouse e seu produtor Mark Ronson contratam os Dap-Kings para gravar com Amy seu álbum Back to Black. Daí pra frente, com 51 anos, Sharon Jones teve seu devido reconhecimento.
Ouça esse som:
Assim como os demais artistas que falamos nessa sessão New Soul, todos os álbuns valem a pena ser ouvidos inteiros. É só sonzera!
Pra fechar...
Gostou? Deixe seu comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário